Inflamação silenciosa – a grande vilã da saúde

A inflamação celular é silenciosa e está por trás de muitas doenças crônicas, como obesidade, diabetes, hipertensão, câncer e até a depressão. Em algumas culturas antigas essa inflamação silenciosa era chamada de “fogo interno”. Imaginem a doença de Alzheimer ou Parkinson, como seu cérebro pegando fogo, o diabetes como seu pâncreas pegando fogo, asma como seu pulmão pegando fogo, a doença cardio vascular, seu coração e vasos em chamas, câncer, seu sistema imunológico em chamas, e por ai vai. Mas se ela é silenciosa, como descobri-la? Existem alguns exames específicos, porém uma maneira simples é medir a circunferencia abdominal; se você mulher tem mais de 88cm de circunferência abdominal, e vc homem mais que 102, vc está inflamado.

O lado positivo é que esse mal não se herda totalmente, é adquirido principalmente como consequência de maus hábitos, sobretudo na dieta, e através desta você pode apagar esse fogo.
Proteína da #soja, #trigo e do #leite são das mais inflamatórias , refrigerantes, glutamato monossódico ( caldo de galinha, shoyo…), adoçantes artificias, batata frita, gorduras TRANS (óleo de cozinha, margarina, sorvetes, biscoitos…), grãos refinados, achocolatados, industrializados, sucos de caixinha, de laranja e açúcar, alimentos de alto índice glicêmico em geral, são os maiores vilōes.
.
O caminho é evitar os alimentos acima, e procurar consumir mais proteínas e gorduras de boa qualidade, Omega 3 , compostos bioativos como os polifenóis encontrados nos vegetais ( a casca da jabuticaba, do amendoim, açai, frutas vermelhas, uvas roxas, são riquíssimos), repor #probióticos e vitamina D, tomar bastante água, exercitar-se regularmente, ter um hábito intestinal regular e dormir bem.

Que a alimentação seja seu remédio e seu remédio seja seu alimento.